Basquete Tatuí conquista o título Estadual com vitória épica

novembro 26, 2025

Basquete Tatuí conquista o título Estadual com vitória épica após vencer o jogo quatro da melhor de cinco das finais do Campeonato Estadual da Primeira Divisão.
A série, contra o Basquete Santos, estava 2 x 1 para Tatuí, que poderia fechar a disputa fora de casa. Já Santos precisava vencer para se manter vivo no campeonato.

O primeiro jogo foi totalmente dominado por Santos. O segundo e o terceiro, em Tatuí, foram amplamente controlados pela equipe tatuiana.

Santos entrou em quadra com o quinteto inicial: Guga, Mateus, João Vitor, Rafael e Dida.
Tatuí iniciou com Robson, Castellon, Igor, Aquiles e Guizão.

O primeiro tempo

Tatuí começou bem, acertando bolas de três e abrindo uma pequena vantagem. A marcação santista não encaixou na primeira metade do primeiro período.
O período terminou com vitória de Tatuí por 24 x 12: doze pontos de vantagem e um basquete consistente.
A tranquilidade de poder perder e ainda estar vivo na série deixou os atletas de Tatuí mais à vontade, Já o Basquete Santos não conseguia se encontrar.

No segundo período, Tatuí seguiu dominando, principalmente nos rebotes, e a marcação santista continuava sem encaixar,contudo. Na segunda metade do período, Santos esboçou reação e reduziu para seis pontos.

Com dois minutos no cronômetro, o técnico de Tatuí pediu tempo, pois a diferença caiu para apenas três pontos graças às bolas de três de Santos, que começaram a cair.
Tatuí respondeu com uma bola de três de Robson Júnior, mas logo em seguida Colina também converteu.

Nos segundos finais, Robson fez bela jogada que poderia render cesta e falta, mas a arbitragem marcou falta embaixo e os pontos não valeram. Na sequência, Guga acertou uma bola de três que virou o placar e Santos fechou o primeiro tempo na frente: 39 x 38.
As bolas de três, que foram um pesadelo para Tatuí no primeiro jogo, voltaram a aparecer.

O segundo tempo

O terceiro quarto começou devagar, com ambas equipes errando muito. Santos ficou quase cinco minutos sem pontuar. Aos poucos, o nervosismo diminuiu e o jogo fluiu.
Tatuí voltou a dominar, como no primeiro período, e fechou o terceiro quarto à frente: 53 x 49.

No último quarto, Tatuí começou da melhor forma: bola de três de Léo Bispo e outra de Castellon e , com isso, Santos parou o jogo para tentar ajustar a rota.
Tatuí seguiu melhor, mas sem abrir vantagem definitiva. Santos foi se encontrando, equilibrou as ações e encostou no placar.

Faltando três minutos, Tatuí deu uma boa esticada com uma enterrada de respeito de Rafael Bibiano. No fim, confirmou o título sem precisar do jogo cinco.

Parabéns à equipe e à comissão técnica, mais uma vez provamos que também somos a terra do basquete.

Destaques da partida

Tatuí

Robson: 21 pontos, 2 rebotes, 2 assistências e 71% nas bolas de três.

Rafael Bibiano: 18 pontos, 9 rebotes e 66% nas bolas de três.

Rafael Castellon: 14 pontos, 2 assistências e 50% nas bolas de três.

Basquete Santos

Matheus Vicente: 20 pontos.

Luiz Colina: 16 pontos.

Assista a vitória épica de Tatuí

Reveja a análise do jogo 3