Trabalhar com o esporte de base é uma tarefa árdua em qualquer lugar do mundo, mas no Brasil se mostra ainda mais desafiadora. Podemos citar diversas barreiras que se apresentam: Superar as dificuldades ligadas à carência de material e recursos, a pressão das competições e manter a disciplina das jovens atletas, entre outras.
Faremos nas próximas semanas entrevistas com algumas das pessoas que contribuem para que o sonho de muitos(as) jovens se torne realidade através do esporte.
Hoje entrevistaremos o treinador Yuri Lincon do time de Voleibol (Vôlei) de Avaré.

Rotina e Resultados
A equipe de Avaré foi:
- 4° Lugar nos Jogos Regionais
- Campeão do Campeonato Regional de Cerqueira César no Adulto Feminino, jogando com a equipe infantil.
- 3° Lugar da Taça Prata da Liga de Sorocaba no Mirim
- Campeão da Taça Ouro da Liga de Sorocaba no Infanto
- Campeão da Taça Ouro [Primeira Divisão] da Liga de Sorocaba no Infantil
Essas diversas conquistas mostram o empenho do treinador e das atletas na temporada. Nas palavras do treinador:
“Foi uma temporada muito boa, com ótimos resultados. Ficamos muito próximos da medalha nos Jogos Regionais, terminando na 4a colocação e na Liga de Sorocaba conseguimos dois títulos importantes para nossa cidade.”
Entrevistador: Como é o processo de treinamento semanal da equipe e quais aspectos técnicos/táticos são priorizados?
Treinador: “Nossa equipe treinou três vezes por semana, uma hora por dia cada categoria, totalizando 3 horas por semana/categoria. Os aspectos técnicos/táticos trabalhados variaram com relação à fase do campeonato que estávamos. Nossa equipe teve nessa temporada um padrão de jogo propositivo, muito agressivo ofensivamente.”
Entrevistador: Diante dos desafios de trabalhar sem uma comissão técnica completa: Qual o maior desafio em manter a motivação e o foco das atletas ao longo de uma temporada longa?
Treinador: “O grande desafio de manter essa geração focada é em relação à quantidade de distrações que se tem atualmente, principalmente o celular. Mas as meninas se mantiveram firmes e trabalharam muito para conquistar os resultados. Atualmente não temos um psicólogo de formação trabalhando com as meninas. O trabalho é muito mais empírico.”
Liga de Voleibol de Sorocaba e Região
Todos sabemos o quanto a Liga de Voleibol de Sorocaba e Região é competitiva e desafiadora.
Entrevistador: Como o senhor(a) avalia o desempenho da sua equipe nesta temporada de Vôlei? Qual adversário na liga é considerado o mais difícil de enfrentar e por quê?
“- A Liga de Sorocaba tem times muito fortes, mas o confronto mais difícil que tivemos nessa temporada foi contra Santana de Parnaíba pela semifinal da Taça Ouro do infantil feminino. A equipe do professor Edimar é muito disciplinada taticamente, principalmente no saque, o que nos complicou bastante no primeiro jogo, quando perdemos em casa por 3×1. Para o jogo de volta, nós fomos com uma estratégia diferente do primeiro jogo e conseguimos a reversão e classificação para a final.”
Os resultados da equipe de Avaré e o trabalho do treinador Yuri Lincon são dignos de louvor e mostram que temos no Brasil uma base forte e capaz de contribuir muito para o futuro do esporte nacional. Agradecemos ao treinador pela oportunidade.
Instagram do treinador Yuri:
