Na noite de sábado, tivemos um grande espetáculo no Ginásio Manoel Soares, em Tatuí. Tatuí venceu a equipe dos Santos e abriu vantagem nas finais do campeonato Estadual da 1ª Divisão. Cada equipe venceu sua partida em casa, demonstrando muito domínio. Em Santos, o time da casa dominou a equipe tatuiana, conquistando uma vitória consistente embasada nas bolas de três. No jogo em Tatuí, ocorreu o oposto: Tatuí dominou completamente o time do Santos que parecia perdido em quadra.
O jogo três prometia muito e começou equilibrado, com as equipes sem conseguir abrir vantagem. Tatuí terminou o primeiro tempo à frente, mas o jogo estava parelho sem o mando de quadra ser determinante.
No segundo tempo, Tatuí começou a ampliar a diferença no placar jogando um basquete consistente, chegando a abrir quatorze pontos de vantagem. O terceiro quarto do time de Tatuí foi impressionante, vencendo por 15 x 7; Santos parecia perdido, tal como no jogo dois.
No último quarto, o time de Santos reagiu e reduziu a vantagem de Tatuí para cinco pontos. Santos teve um desempenho no último quarto muito superior ao do primeiro tempo.
Faltando 4 minutos para o fim, um lance inusitado levou o time do Santos a reclamar de falta antidesportiva. A arbitragem, que parecia confusa, concordou e marcou falta técnica. Com isso, Santos teve três lances livres e posse de bola, mas Tatuí também recebeu direito a uma falta antidesportiva naquele momento , para alívio do ginásio — um verdadeiro carnaval de faltas de difícil entendimento.
A equipe de Santos se desestabilizaou no final e Tatuí conseguiu manter a vantagem e, nos últimos minutos, ampliou o placar, garantindo a vitória por 63 x 49.
Na próxima rodada, em Santos, caso Tatuí vença a partida, será campeão. Se Santos vencer, teremos o jogo 5 em Tatuí.
Analisaremos o desempenho individual de alguns atletas de Tatuí, Robson Junior destacou-se como o maior cestinha da partida, com 24 pontos — ou seja, quase 40% dos pontos da equipe vieram dele. Pegou 4 rebotes, deu 2 assistências, tentou duas bolas de três e converteu uma. Também acertou 13 lances livres, com uma média excelente de 81% de aproveitamento.
Outro destaque foi Igor Araujo, com 8 pontos, 1 rebote e 5 assistências (foi o líder do jogo em assistências).
Rafael Castellon também teve atuação marcante, com 10 pontos, 1 rebote e 3 assistências.
Assista a vitória de Tatuí. E nos siga nas redes sociais: https://www.instagram.com/giroesportivorms/