
Pinheiros e Sorocaba empatam na partida de ida da final do Super Paulistão Júnior masculino de Handebol.
As duas equipes terminaram a fase de classificação na primeira e segunda posições. A equipe do Pinheiros foi a que mais marcou no classificatório, 506 gols, e a que sofreu menos gols, 311, terminando a fase com um surpreendente saldo de gols de 195.
No confronto direto, Pinheiros venceu Sorocaba duas vezes: 43 x 25 e 27 x 25.
A equipe do Pinheiros derrotou nas eliminatórias o São José Handebol, com duas vitórias: 39 x 25 e 38 x 18.
Sorocaba eliminou o Osasco, também com duas vitórias: 30 x 25 e 28 x 20.
Esses números reforçam a qualidade das duas equipes. Contudo, o fato de o Pinheiros ter vencido Sorocaba duas vezes e estar jogando em casa gerava um leve favoritismo que não se confirmou em quadra.
Primeiro tempo
A partida começou intensa, com as duas equipes disputando o espaço sem dar muita brecha.
O placar permaneceu equilibrado, com ambas as equipes marcando alternadamente. A torcida presente ao ginásio apoiava a equipe do Pinheiros e tentava pressionar a arbitragem. Porém, Sorocaba não parecia se intimidar. O primeiro tempo foi decidido nos detalhes: Sorocaba 14 x 12.
Segundo tempo
No início do segundo tempo, Sorocaba conseguiu manter a vantagem de dois gols por boa parte do jogo. Mas o equilíbrio permanecia. Faltando menos de cinco minutos para a partida acabar, Pinheiros empatou.
Com menos de um minuto no cronômetro, a partida estava 20 x 20, com posse de bola para Sorocaba, que poderia garantir a vitória. Contudo, desperdiçou o ataque.
Após a parada, com oito segundos no cronômetro, Pinheiros teve uma última chance de vencer.
Pinheiros fez a bola circular entre os atletas, em uma jogada ensaiada, e finalizou com um belo disparo, mas a bola acertou a trave. Não ficou claro se o goleiro de Sorocaba chegou a tocar na bola, mas, de toda forma, ele estava firme no lance.
Fim de jogo. Empate 20 x 20.
Sorocaba havia perdido os dois confrontos para Pinheiros no classificatório, mas conseguiu sair da casa do adversário com um belo empate.
O segundo jogo da final, em Sorocaba (04/12, 20:00) promete fortes emoções e agora não tem mais favorito.
Veja a partida no Youtube.
Veja as estatísticas do campeonato no site da Federação Paulista de handebol.
